Mobirise

1909-2009

A obra 1909-2009 foi apresentada na exposição coletiva “ Arqueologia do Fogo” do coletivo de artista Miraxes Sa. Esta surge no 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Valença.

O espaço de treino dos Bombeiros ( casa-escola) é o suporte da ação. Este projeto foi resultado de um processo, de uma dinâmica criada durante 6 meses entre os artistas e a A.H.B.V.V.; numa tentativa de diluição de fronteiras entre Arte e Vida.
Onde cada artista pertencente ao coletivo deu uma resposta artística dentro dos espaços da associação de bombeiros fazendo uso quer do Museu Valdés Sobral quer dos espaços do quartel.

1909-2009 é um exercício conceptual num espaço físico de treino, explora o conceito de Corpo em sentido lato; corpo- social; corporatividade; corpo-ativo. Testa os limites dos campos de percepção e de ação entre bombeiros, artistas e comunidade local, direcionando-se para uma expansão dos mesmos. Ativa reflexões sobre o interesse de miscenização  e realça a frescura e força que esta pode assumir em termos de composição estética em exercícios de co-criação entre artistas e agentes conectados com a proteção civil.
Através de uma apropriação dos mecanismos de trabalho, metodologia e comunicação dos Bombeiros, provoca-se uma ação, onde os performers assumem -se como uma extensão do corpo ativo dos Bombeiros. Os seus movimentos são uma interpretação física das ações ativadas pelos bombeiros em resposta a uma composição sonora de apitos. Antigamente a comunicação entre bombeiros em tempo de ação era feita através da interpretação de sons de apitos.

Créditos:
Colaboração de André Fonseca ( composição sonora), Letícia Garcês ( logística) Carlos Souto ( performer) e Bombeiros Voluntários de Valença ( performers)
Registo vídeo: Vitor Lago e Silva

.

Built with Mobirise